LEITOR DE TELA: TECNOLOGIA ASSISTIVA NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIAS VISUAIS

LEITOR DE TELA: TECNOLOGIA ASSISTIVA NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIAS VISUAIS

Por Lidiane Curvelo de Carvalho RU 1831792
Polo – Guarulhos
Data 01/09/2017





Fonte: http://redeleiturainclusiva.org.br/o-que-sao-livros-daisy/


Para incluir esses estudantes com baixa visão e cegos, as escolas disponibilizam o uso da informática através de softwares que foram desenvolvidos para atender esse público, que facilitará a aprendizagem e a inclusão desses educandos.

O acesso a esses programas é de grande importância, pois o aluno poderá interagir com a sociedade de um modo geral.

O leitor de tela é um software utilizado principalmente por pessoas cegas, que fornece informações através de síntese de voz sobre os elementos exibidos na tela do computador.
Esses softwares interagem com o sistema operacional, capturando as informações apresentadas na forma de texto e transformando-as em áudio através de um sintetizador de voz. Para navegar utilizando um leitor de tela, o usuário faz uso de comandos pelo teclado. O leitor de tela também pode transformar o conteúdo em informação tátil, exibida dinamicamente em Braille por um hardware chamado de linha ou display Braille, servindo, em especial, a usuários surdos e cegos. Pessoas com baixa visão e pessoas com dislexia também podem fazer uso dos leitores de tela.

O computador fornece a resposta  por meio sonoro, usado principalmente por deficientes visuais. Também pode ser usado apenas para uma maior eficiência e conforto do usuário. As pessoas portadoras de deficiência visual podem navegar pela Internet, bem como por aplicações em geral, utilizando um programa de leitura de tela. Estes programas vão passando por textos e imagens e sintetizando a fala humana. Basicamente, o programa lê para o usuário o que aparece na tela, tal como as operações realizadas, como teclas alfanuméricas e comandos digitados.

Vale também ressaltar que tecnologia assistiva é  um termo ainda novo, utilizado para identificar todo o arsenal de recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e consequentemente promover vida independente e inclusão. Seus principais objetivos são proporcionar à pessoa com deficiência maior independência, qualidade de vida e inclusão social, através da ampliação de sua comunicação, mobilidade, controle de seu ambiente, habilidades de seu aprendizado, trabalho e integração com a família, amigos e sociedade.




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