LEITOR DE TELA: TECNOLOGIA ASSISTIVA NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIAS VISUAIS
LEITOR DE TELA: TECNOLOGIA ASSISTIVA NA ALFABETIZAÇÃO
DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIAS VISUAIS
Por Lidiane Curvelo de Carvalho RU 1831792
Polo – Guarulhos
Data 01/09/2017
Fonte: http://redeleiturainclusiva.org.br/o-que-sao-livros-daisy/
Para
incluir esses estudantes com baixa visão e cegos, as escolas disponibilizam o
uso da informática através de softwares que foram desenvolvidos para atender
esse público, que facilitará a aprendizagem e a inclusão desses educandos.
O
acesso a esses programas é de grande importância, pois o aluno poderá interagir
com a sociedade de um modo geral.
O
leitor de tela é um software
utilizado principalmente por pessoas cegas, que fornece informações através de
síntese de voz sobre os elementos exibidos na tela do computador.
Esses softwares interagem com o sistema operacional,
capturando as informações apresentadas na forma de texto e transformando-as em
áudio através de um sintetizador de voz. Para navegar utilizando um leitor de
tela, o usuário faz uso de comandos pelo teclado. O leitor de tela também pode
transformar o conteúdo em informação tátil, exibida dinamicamente em Braille
por um hardware chamado de linha ou display Braille, servindo, em especial, a usuários
surdos e cegos. Pessoas com baixa visão e pessoas com dislexia também podem
fazer uso dos leitores de tela.
O computador fornece a resposta por meio sonoro, usado principalmente por
deficientes visuais. Também pode ser usado apenas para uma maior eficiência e
conforto do usuário. As pessoas portadoras de deficiência visual podem navegar
pela Internet, bem como por aplicações em geral, utilizando um programa de
leitura de tela. Estes programas vão passando por textos e imagens e
sintetizando a fala humana. Basicamente, o programa lê para o usuário o que
aparece na tela, tal como as operações realizadas, como teclas alfanuméricas e comandos digitados.
Vale também ressaltar que
tecnologia assistiva é um termo ainda
novo, utilizado para identificar todo o arsenal de recursos e serviços que
contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com
deficiência e consequentemente promover vida independente e inclusão. Seus
principais objetivos são proporcionar à pessoa com deficiência maior
independência, qualidade de vida e inclusão social, através da ampliação de sua
comunicação, mobilidade, controle de seu ambiente, habilidades de seu
aprendizado, trabalho e integração com a família, amigos e sociedade.
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